sábado, 16 de fevereiro de 2013

ESTAMOS OU SOMOS SECRETÁRIAS?


         ESTAMOS OU SOMOS SECRETÁRIAS?


A história do secretariado no Brasil conta com mais de trinta anos de luta para o reconhecimento da profissão. No entanto, apesar das Leis nºs. 7377/85 e 9261/96 a classe secretarial ainda é tratada com desconhecimento pela comunidade empresarial. Tal desconhecimento é respaldado pela própria categoria, que não se empenha em exigir o respeito e a ética nos processos seletivos; no ensino, nas tarefas delegadas, enfim, no universo de sua atuação e formação.
O Sindicato das Secretárias e Secretários do Rio Grande do Sul – SISERGS é o primeiro sindicato desta categoria criado no Brasil, e apesar do pioneirismo de suas fundadoras (corajosas mulheres...) vê dia-a-dia a sua classe sendo “invadida” por “cursinhos” e “recrutamentos” conduzidos por profissionais despreparados que ignoram a formação exigida para a profissão.
O SISERGS foi criado para a própria segurança e manutenção da classe secretarial no mercado de trabalho, mas a classe parece esquecer que em algum momento de sua vida profissional, irá necessitar da orientação do seu sindicato. Quando isto ocorre, nós do SISERGS temos o dever de ampará-la. Realmente, é lamentável quando a (o) empregada (o), que nos solicita auxílio, nos informa: “Não sou sócia (o) e nunca paguei a contribuição sindical para o SISERGS !!!”.
Isto significa que tal profissional exerceu suas atividades sem nunca se aproximar desse órgão representativo de classe; se preocupar em conhecer seus representantes; de como a instituição é mantida; de onde vem os recursos financeiros?! - Afinal, o que está ocorrendo na sua profissão???.  A partir do reconhecimento legal através das Leis 7377/85 e 9261/96, deixamos de ser uma FUNÇÃO para sermos uma PROFISSÃO. Possuímos formação específica de técnico em secretariado e secretario (a) executivo.
Quem perde com esta situação? Todos: as empresas, que deixam de ter em seu quadro funcional profissionais capacitados, através de formação específica; os profissionais, que têm que “dividir” o seu mercado de trabalho com pessoas que estão “temporariamente ou efetivamente” desempenhando as atividades secretarias.
O que a categoria necessita é de UNIÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL. Esta sempre foi à força para os pleitos bem sucedidos. O SISERGS não existirá sem os seus associados, mas a classe também não sobreviverá sem não tivermos organização, engajamento e mobilização. Há que se definir se apenas ESTAMOS secretários ou se realmente SOMOS secretários. Caso a nossa reflexão nos leve a crer que SOMOS SECRETÁRIOS, então está mais do que na hora de nos posicionarmos e exigirmos o reconhecimento e respeito da comunidade à nossa história!

Pensem nisso...!!!!

Escrito por Susana Vitória G. Capitão - Ex Presidente e Fundadora do SISERGS - 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário